+ Responder ao Tópico
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: Duvidas sobre manutencao, revisao, inspecao

rkd
    rkd está desconectado
    Novato

Duvidas sobre manutencao, revisao, inspecao

Bom dia pessoal

Queria pedir-vos para me tentarem esclarecer algumas duvidas basicas sobre a manutencao/revisao/inspecao do carro, como e a primeira vez que tenho um carro meu, nunca estive por dentro sobre a manutencao e inspecao de carros, e por isso peco a vossa ajuda, entao aqui vai.

1- O Plano de Manutencao Programada que vem descrito no Manual do Fiat Punto, e o que se costuma chamar de Revisao? Ou manutencao e uma coisa e Revisao e outra?

2- E obrigatorio seguir o Plano de Manutencao Programada exactamente nos mesmos milhares de kms como esta descrito no Manual do Punto? ou seja a cada 20 mil kms e obrigatorio fazer a manutencao que diz la?

3- A inspecao do carro tem que ser feita todos os anos? Se sim, so tenho que o levar para inspecao apenas e so no mesmo mes da matricula do carro?

4- Antes de levar o carro a inspecao, e obrigatorio levar o carro ao que se costumar chamar de Revisao? Ou posso levar o carro a inspecao sem levar antes o carro a Revisao?

5- O meu Punto e de 2001 e neste momento tem 93.000 kms, se o Plano de Manutencao Programada descrito no Manual do Punto for o mesmo que Revisao, entao so aos 100.000 kms e que tenho de fazer a Manutencao/Revisao do que diz no Manual?

Puntista Sénior
    1-Basicamente é a mesma coisa sim.

2-Não é necessário seguires o plano de manutenção do carro, podes sempre fazer mais cedo, mas tenta evitar fazer mais tarde

3-Sim tem de ser feita todos os anos pois como o carro de 2001 foi a primeira vez em 2005 depois em 2007 e a partir dai foi de ano a ano, ou seja um carro novo vai a inspecção quatro anos apos a data da matricula, depois dois anos após essa ida e por fim passa a ser de ano a ano após essa. Podes levar o carro á inspeção no mesmo mês ou mais cedo se quiseres.

4-Sim podes levar o carro á inspeção sem ires a revisão, são coisas totalmente diferentes, contudo verifica com o teu mecanico se o carro tem algum problema antes de ires à inspeção.

5-Não, caso queiras podes fazer mais cedo, esses valores são apenas para teres uma ideia de quando efetuares as revisões ao carro

Abraço
    FIAT Punto 1.9 JTD 150cv by RPMMotorsport

rkd
    rkd está desconectado
    Novato
    J_Cigarra ...Muito Obrigado por responderes, ja fiquei melhor esclarecido acerca do assunto.

Tenho mais algumas duvidas sobre...

1- Se por exemplo eu levar o carro ao meu mecanico para revisao, mas antes mudar eu em casa o oleo do motor, liquido de refrigeracao do motor, liquido dos travoes/embraiagem/caixa de velocidades, filtro do oleo, filtro do ar, filtro anti-polen, o preco da revisao no mecanico iria ser muito menor do que se eu nao mudasse nada antes?

2- E dificil mudar eu mesmo em casa (na garagem) tudo aquilo que escrevi em cima? para alem do oleo, dos restantes liquidos e dos filtros, e preciso mais algum material especifico/apropriado para mudar tudo isso? Tipo, e preciso algum material para levantar o carro para fazer a mudanca de algum oleo/liquido, ou nao e preciso levantar o carro para nada disso?

3- E mesmo necessario e mais aconselhavel, trocar mesmo (esvaziar por completo o compartimento do oleo/liquido a mudar e voltar a encher com o mesmo oleo/liquido) todos os oleos/liquidos que referi em cima, ou basta apenas repor nas medidas aconselhadas o oleo do motor e os restantes liquidos?

Puntista Sénior
    1-Em relação aos liquidos , o oleo é relativamente facil de mudar assim como o filtro de oleo, ar e anti-polen, agora as outros operações se não tiveres muita experiencia não o faças.

2-O macaco precisas sempre, por exemplo para mudar pastilhas é sempre necessario, e para tirar o filtro de oleo precisas de uma chave propria que aperta o corpo do filtro e depois desenroscas, o resto das chaves são sextavadas e chaves e bocas normais.

3-Depende, se for muito antes do periodo da revisão vais metendo até ficar no nivel, quando chegar a altura tiras o oleo todo juntamente com o filtro e deixas correr algum tempo, depois metes o filtro de ar novo e podes encher com oleo.

Puntista Veterano Avatar de arturbranco
    Com tantas dúvidas, mesmo nas coisas mais básicas, eu diria para não te meteres a fazer nada sozinho!

Pede a alguém que saiba para fazer contigo... Mesmo que pagues!

Assim podes aprender e garantir que não fazes asneira.

Ao fim de 2 ou 3 intervenções já te vais sentir mais à vontade para te aventurares a fazer umas coisitas a solo!

Puntista Sénior
    Partilho tambem da tua opinião artur

rkd
    rkd está desconectado
    Novato
    Estou mesmo a ponderar essa hipotese, mas gostava mesmo de poder fazer isso sozinho, se houvesse por aqui um video ou um tutorial com imagens de alguem a demonstrar como se fazia esse tipo de manutencao era porreiro, de certeza que conseguiria sem problema nenhum, mas nao havendo, acho que vou seguir o teu conselho.

Para alem de ainda nao saber bem como se fazem certas coisas, outra das minhas dificuldades para ja, e que ainda nao tenho bem nocao de tudo o que esta debaixo do capot, ainda nao estou familiarizado com tudo aquilo, pode ser que com o tempo va entendendo aos poucos.

De qualquer maneira, ainda bem que este forum existe, e que existe pessoal porreiro como todos vos, partilhando as experiencias e conhecimentos com quem por esta altura sabe menos, ja absorvi na teoria algumas coisas que vou lendo em algumas secçoes, mas com o tempo gostaria de aplicar a teoria na pratica.

Puntista Doutorado Avatar de abarth_hp
    Citação Mensagem Original de J_Cigarra Ver Post
    3-Sim tem de ser feita todos os anos pois como o carro de 2001 foi a primeira vez em 2005 depois em 2007 e a partir dai foi de ano a ano, ou seja um carro novo vai a inspecção quatro anos apos a data da matricula, depois dois anos após essa ida e por fim passa a ser de ano a ano após essa. Podes levar o carro á inspeção no mesmo mês ou mais cedo se quiseres.
    Isto está um pouco confuso.
    O carro tem que ir à inspecção aos 4 anos, aos 6 anos, aos 8 anos e depois é que é anualmente!
    E não é no mês, mas sim de 2 meses antes até aos dia da matricula.

Puntista Sénior
    Abarth_hp obrigado pela corrção, isso foi uma coisa que dei na escola de condução e já não me recordava bem nem soube explicar tão bem como tu

rkd
    rkd está desconectado
    Novato
    Citação Mensagem Original de abarth_hp Ver Post
    Isto está um pouco confuso.
    O carro tem que ir à inspecção aos 4 anos, aos 6 anos, aos 8 anos e depois é que é anualmente!
    E não é no mês, mas sim de 2 meses antes até aos dia da matricula.
    Obrigado pela informação mais concreta que deixaste abarth_hp ...o J_Cigarra bem disse que podia levar á inspeção ou no mês da matricula ou mais cedo (este mais cedo corresponde então aos 2 meses antes do dia da matricula como referiste)

Obrigado mais uma vez

+ Responder ao Tópico
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem