+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Aquecimento do motor (Punto SX 1.2 60cv)

Recém-chegado

Aquecimento do motor (Punto SX 1.2 60cv)

Boa noite,

Comprei há relativamente pouco tempo um fiat punto e noto que o motor aquece e que as ventoinhas de refrigeração estão a cada +ou- 1 minutos ou 3 (não sei precisar) a acionar.. mas sem me preocupar muito com assunto visto que a temperatura não excede os 90º.
    Coloco esta questão pelo facto de uma das vezes ter saído com o carro (auto-estrada, AC ligado, velocidade constante sem abusar no acelerador) em que fiz uma viagem de 30 minutos e o carro ficou parado 1 hora ou um pouco mais e quando volto noto que o motor ainda estava quente. Nunca tive um fiat por isso pergunto será normal, devo preocupar-me com essa situação?

Outro reparo é que quando acelero até as 3 rpm o carro faz um barulho, como se de uma garrafa com agua a chocalhar tivesse no motor, do lado do pendura, levei à oficina disseram que era da junta mas na verdade o barulho continua mas infelizmente quando quis falar novamente no assunto o "sacaninha" não voltou a fazer.

Cumprimentos e agradeço desde já dicas e sugestões sobre o assunto.

Novato Avatar de Mr.Henrique
    Aproveito e ponho aqui a pergunta:
    É o primeiro carro que tenho que desliga a ventoinha imediatamente depois de desligar a chave. Problema ou é assim mesmo?
    Última edição por Mr.Henrique; 27-07-2012 às 02:15.

Recém-chegado
    não sei se percebi bem a pergunta.. mas é o primeiro carro que tenho que logo após desliga-lo ele ainda fica uns segundos com a ventoinha ligada.. Agora não percebi a pergunta "problema ou feitio?" coloquei a questão porque o anterior carro que tinha não fazia isso.. então será feitio do carro?
    Sei que a minha pergunta pode ser a mais idiota mas não consigo deixar de comparar com o anterior carro que tinha.. (opel corsa 1.2, 1989)

Novato Avatar de Mr.Henrique
    O meu também aquece como o teu, mas não tenho nenhum barulho estranho.
    (não me fiz explicar bem)
    Já tive dois carros,( com este 3) e em todos, ao desligar a chave a ventoinha continuava a trabalhar. Neste Punto mal desligo a chave a ventoinha para. É normal?

Puntista Estudioso
    Boas
    Eu posso falar pelo meu 1.2 8V que se a ventoinha disparar eu posso desligar a chave e até fechar o carro ela continua a trabalhar até a temperatura baixar como é o mais normal, e todos os carros que ando o fazem
    Cumps

Recém-chegado
    hum... ok, obrigada Hugo09 este é o meu segundo carro mas já andei em alguns, por coincidência foram todos motores VW e por não ouvir a ventoinha trabalhar nesses carros e este ser o primeiro achei estranho, sendo normal não tenho motivo para me preocupar.
    Resta o barulho da água quando acelero mas quando o faz não noto diferenças de velocidade, soluços ou mau desenvolvimento do motor :/

Puntista Júnior
    O barulho de agua a passar é ar no circuito, tem que ser sangrado. Quanto a ventoinha, no meu punto 8V, ela não se desliga com a chave, mas no meu 16V, desliga. E já agora nao convem desligar o carro quando a ventoinha esta a trabalhar, deve-se esperar que ela desligue e depois desligar o motor, pois com o motor parado a ventoinha estar a trabalhar ou não é irrelevante porque a agua nao circula. Assim a ventoinha arrefece a agua do radiador mas esta nao chega ao motor.

Recém-chegado
    Obrigada pela dica e pela explicação pedro303
    Quanto ao aquecimento do motor o carro acabou por passar dos 90º, na oficina disseram que foi devido a uma fuga no radiador por isso levou um novo..

+ Responder ao Tópico

Permissões de Postagem