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Tópico: Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI

  1. #1
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    Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI

    Bem malta já conclui a aplicação da travagem traseira no meu bravo.. fica aqui um mini-tuturial de cm devem de fazer a aplicação e td o que necessitam..

    material que precisam de arranjar para aplicar discos atraz nas vossas maquinas com os respectivos preços...



    :

    Agora material e preços..



    Peças:
    1-Resguardo do disco..............................5.90euros cada
    2-Pastilhas......................................... .....aprox. 25euros
    3-Separador......................................... ...1.26euros cada
    4-Placa (suporte bombas)..........................11.94euros cada
    5-Bombas Travão
    6-Discos Ranhurados e Perfurados............apartir de aprox. 75euros
    --Cabos de travão de mão (bravo Hgt\Marea20v.)---.20euros cada aprox.
    --Tubos de oleo (extensões, com terminais macho-fêmea, compatíveis os tubos do bravo Hgt ou do Punto GT)

    preços sem iva!
    (eu comprei parafusos novos para as bombas e para os suportes mas não é precisam porque os de origem dão).

    Ferramenta necessária:
    -Chaves sextavada: 4mm;5mm;6mm
    -Chaves bocas\luneta: 10mm;11mm;12mm;13mm;14mm;15mm
    -Chaves de caixa: 32mm
    -Martelo (dá sempre jeito)
    -Chaves de fendas
    -Alicate (comum)
    -Chave dinamométrica até 300Nm (não é muito importante mas convém para dar aperto de 280Nm aos regulamentos )


    Montagem:

    Para começar, retirar as jantes posteriores..
    Ficam com algo deste género..


    Em seguida retiram o copo que esta no centro do eixo,
    e desmontem todo o sistema de travagem traseiro, fixando minimamente o sítio dos parafusos (dá sempre jeito),
    até obterem algo deste género: :P



    Portanto malta é a partir daqui que vamos começar a montar a nossa
    travagem do poder... :twisted: :twisted:
    Limpem tudo, eixo, sensor de abs (para quem tiver), tubos de oleo etc...
    Separem o vosso material, peças esquerdas de um lado, direitas para o outro que é para não andarem as aranhas com isso..

    Aqui vai..
    Comecem por montar a peça n1 (resguardo) e a peça n4 placa
    e fixem-nas com os respectivos parafusos sextavados..
    Portanto devem de ficar com algo deste género:


    De seguida:
    metam a peça n3 (separador) no eixo e a seguir montem o cubo completo
    dando um aperto na porca do cubo com uma chave dinamométrica de 280Nm..
    Portanto meus amigos se tiverem algo deste género estão no bom caminho..



    Montem agora o disco e apertem-no com as peças (parafusos) que retiraram do tambor..
    Montem também a parte fixa da bomba de travão..
    A nossa travagem ja se começa a parecer com alguma coisa: :twisted:



    Muito bem pessoal, agora é montar as pastilhas e a parte móvel da bomba..
    Apertem isso tudo á maneira..



    Está quase, agora só se têm de preocupar com duas coisas:
    o cabo de travão de mão e a tubagem do oleo..

    Para o cabo de travão de mão, dêm uma olhadela pelo vosso de origem e é só substituir, não tem ciência nenhuma...

    Para a tubagem de oleo, aproveitam o vosso tubo de origem, é necessário endireitar a ponta com um alicate, (cuidado para não vincar).
    Montem a extensão em borracha á bomba de travão e em seguida ao vosso tubo de oleo!!
    portanto visto de traz devem de ficar com algo deste género..



    Malta já têm tudo no sítio..
    Agora é necessário sangrar a bomba..

    Depois de realizarem o trabalho para os dois lados ainda têm umas coisitas a fazer..

    Afinar o cabo de travão de mão. esta é feita dentro da consola central com uma chave de 12mm.
    Agora com o carro ligado voltem a sangrar as duas bombas..
    Verifiquem se existe fugas de oleo, se está td apertado como deve de ser
    e se não se esqueceram de nada!
    Arranjem uma pessoa que vos ajude, metam o desgraçado\a a travar o carro e verifiquem se está td em ordem.

    Meus amigos agora andem devagar, testem isso como deve de ser!
    A travagem precisa de fazer uns km´s para o material acamar..

    Espero ter ajudado a realizar futuros projectos..
    Desculpem a qualidade das fotos (by telemóvel)

    Qualquer duvida é só perguntar.. :twisted: :twisted: :twisted:
    Uma coisa posso garantir, a travagem melhora bastante..
    Boas curvas maltinha :wink: :wink:

  2. #2
    Puntista Estudioso Avatar de costao
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    Re: Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI

    Parabéns. :P
    Tá excelente este tuturial. 8)

    Assim até parece fácil. :o

    Abraço.
    Fiat Punto mk1 1.2 16v stile

  3. #3
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    Re: Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI

    muito bom mesmo...

    so fiquei com duas duvidas.

    es dond?

    e quando podes montar uns no meu? :mrgreen:
    Assinatura moderada

  4. #4
    Puntista Doutorado Avatar de JoaoDoCabrio
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    Re: Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI

    Citação Mensagem Original de punto_55_JJ
    muito bom mesmo...

    so fiquei com duas duvidas.

    es dond?

    e quando podes montar uns no meu? :mrgreen:
    Antes de montares discos atrás, monta um motor mais potente, para poderes travar a fundo!

    Abraço! :wink:

  5. #5
    Recém-chegado
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    Re: Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI


    Se tiverem alguma dúvida estou cá para responder, ou tentar..
    É na boa pessoal. :mrgreen:

  6. #6
    Puntista Veterano Avatar de Ricardo J
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    Re: Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI

    Excelente!!! :shock:

  7. #7
    Puntista Doutorado Avatar de JoaoDoCabrio
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    Re: Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI

    É sem dúvida um excelente tópico! Muito bom trabalho, com fotos à mistura e descriminação de material. Está excelente! 8) :wink:

    Mas... Não terá ficado mais caro que montar um eixo traseiro completo do Punto GT? :roll:

    Abraço.

  8. #8
    Puntista Extraordinaire Avatar de HotShot
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    Re: Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI

    Muito bom tópico, sem dúvida! Mas só uma questão: não terás trocado os lados dos discos...? :|

    Fiat Punto ELX 75 '94 Nero Rest in pieces
    Morris Mini 1000 MkII '69 Giallo Ginestra Em suspensão criogénica desde 2003
    Fiat Punto ELX 85 16v '98 Bianco Banchisa O consumo de gasolina é directamente proporcional ao gozo que oferece
    PUNTOPT.NET. O FUTURO É AGORA.

  9. #9
    Puntista Veterano Avatar de Andre_9
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    Re: Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI

    Citação Mensagem Original de joaodealmeida
    Citação Mensagem Original de punto_55_JJ
    muito bom mesmo...

    so fiquei com duas duvidas.

    es dond?

    e quando podes montar uns no meu? :mrgreen:
    Antes de montares discos atrás, monta um motor mais potente, para poderes travar a fundo!

    Abraço! :wink:
    x2 :mrgreen: :mrgreen:

    Uma coisa posso garantir, a travagem melhora bastante..
    Sobre isso não estou de acordo contigo, esse facto de travar melhor é psicológico. Se tivesses os tambores/cintas / bombites nas lonas é normal que agora com discos novos sintas um maior poder de travagem. Mas se colocasses tambores/cintas/bombites novos, irias ver que o mesmo poder de travagem iria ser igual ao de ter discos atrás.

    Já andei com ideias para colocar no meu MK1 mas depois de muito estudo e de muitas opiniões cheguei a conclusão que iria só ganhar num aspecto”estética”.

    Esta um tópico aberto por mim e lá tem muita informação sobre o colocar discos atrás, conclusão, colocar discos atrás sem 1º mudar os da frente é de exagerado.
    Mas não deixa de ser um bom tópico.

  10. #10
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    Re: Aplicação de discos traseiros Bravo e Puntos MkI

    Qual é o diâmetro dos discos de trás?

    É que os Puntos 55/60/75 têm discos à frente de 240 milímetros. Eu tenho 257 à frente, não ventilados e nota-se mais poder na travagem, mas realmente queria saber se pôr discos atrás dá mesmo melhor travagem ou é apenas factor psicológico, como diz o André.

    Abraço.

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