+ Responder ao Tópico
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15

Tópico: Panela artesanal

  1. #1
    Puntista Estudioso Avatar de Pintas850
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Banco condutor de um Punto
    Mensagens
    646

    Panela artesanal

    Panela artesal, em que consiste?
    Tipo com ideia em fazer uma linha de escape e uma panela feita por mim, gostava de saber em que consistem as panelas artesanais...
    Tenho ideia que é um tubo e a panela apenas tem lã de vidro pra abafar um pouco o barulho, correcto?

    Ganhos e perdas, opiniões?

    Obrigado



    edit: bem sendo que o punto jtd só tem catt e panela final, o projecto será ou arranjar uma panela intermedia e eleminar catt e final ou tirar tudo e fazer uma artesal final.

    Mk2a 1.9 JTD
    1xx cv / 2xx nm
    viewtopic.php?f=23&t=15578

    http://oviciodotelemovel.blogspot.com/ ........... Visite

  2. #2
    Puntista Estudioso Avatar de Pintas850
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Banco condutor de um Punto
    Mensagens
    646

    Re: Panela artesanal

    Qual é o setup dos fumarentos aqui no forum de linha de escape? Anda tudo d'orige?...

    Mk2a 1.9 JTD
    1xx cv / 2xx nm
    viewtopic.php?f=23&t=15578

    http://oviciodotelemovel.blogspot.com/ ........... Visite

  3. #3
    Puntista Júnior
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Localização
    Porto
    Mensagens
    465

    Re: Panela artesanal

    eu por acaso tambem queria saber. tenho um soldador cá em casa que precisa de trabalho :mrgreen:

  4. #4
    Curioso
    Data de Inscrição
    Jan 2009
    Localização
    Aveiro Albergaria a velha\
    Mensagens
    23

    Re: Panela artesanal

    Boas eu comprei 1 punto 75 1.2 16v
    e por acaso o dono disse me que a panela era artesanal...

    mas por acaso nunca tive oporunindade de ir ver.....

    mas posso ver e tirar algumas fotos

  5. #5
    Puntista Estudioso Avatar de iovenitti
    Data de Inscrição
    Dec 2008
    Mensagens
    723

    Re: Panela artesanal

    boas
    eu tenhu um 1.3 multijet ..meti uma linha maior i tirei tudo panela i kat fkou directa
    cumps

    1.3 Mjet

  6. #6
    Puntista Júnior
    Data de Inscrição
    Jun 2007
    Mensagens
    334

    Re: Panela artesanal

    Citação Mensagem Original de iovenitti
    boas
    eu tenhu um 1.3 multijet ..meti uma linha maior i tirei tudo panela i kat fkou directa
    cumps
    Tenho uma dessas para montar no meu td mas faz um barulho muito grande.
    Talvez fique com a linha directa (de 60mm) mas meto uma panela final remus ou algo do género para abafar um pouco o barulho.
    Punto TD70 - stock
    Punto GT3 Stage 1 made by MGV (2xx cvs - xxx Nm)
    Honda Dylan 125cc

  7. #7
    Puntista Estudioso Avatar de iovenitti
    Data de Inscrição
    Dec 2008
    Mensagens
    723

    Re: Panela artesanal

    sim sem duvida k faz
    mas o entendido na materia k m montou a linha e k me akonselhou a n por panela
    u ppl diz k perde ponta mas eu sinceramente n perdi nada plo kontrario :mrgreen:
    cumpz

    1.3 Mjet

  8. #8
    Puntista Júnior
    Data de Inscrição
    Jun 2007
    Mensagens
    334

    Re: Panela artesanal

    Quando tive o Ibiza 130 andava tambem assim e tambem não notei perda até pelo contrário
    Punto TD70 - stock
    Punto GT3 Stage 1 made by MGV (2xx cvs - xxx Nm)
    Honda Dylan 125cc

  9. #9
    Puntista Estudioso Avatar de iovenitti
    Data de Inscrição
    Dec 2008
    Mensagens
    723

    Re: Panela artesanal

    ps por isso e k n entendo k o pessoal diga k perd ponta...
    faz é um kagaçal enorme

    1.3 Mjet

  10. #10
    Puntista Estudioso Avatar de Pintas850
    Data de Inscrição
    May 2008
    Localização
    Banco condutor de um Punto
    Mensagens
    646

    Re: Panela artesanal

    Panela de escape

    - função e comparação de tipos

    Desde sempre ouvimos o som de um carro e dizemos quase instintivamente aquele carro esta alterado, é que sem duvida a panela de escape é um dos, se não o componente mais responsável pelo “som” que sai do nosso escape. E não é mais do que isso a panela de escape tem como função principal eliminar ruído. Uma boa panela faz esta função sem interferir com a propagação dos gases de escape em direcção ao exterior.

    Existem três tipos principais de panelas de escape:

    - As restritivas: A maneira mais fácil de evitar que o ruído saia para o exterior é fazendo isso mesmo evitando que o ruído se propague. Para isso existem panelas ( maior parte das OEM ) que criam becos sem saída e um caminho tipo labirinto onde o ruído acaba por ser absorvido.

    Exemplo de uma panela OEM


    - As de absorção: São panelas que utilizam materiais com grande grau de absorção sonora. Não se trata mais do que um tubo em que em volta tem este material isolante sonoro. Dependendo da qualidade do material vai-se obter também um som diferente. Matérias a manter longe são as fibras de vidro, que com o calor derretem e partem-se e acabam por não fazer o efeito pretendido pelo contrário.

    - As de reflecção: São panelas que utilizam o fenómeno de onda destrutiva, ou seja fazem com que as ondas sonoras choquem umas contra as outras eliminando-se umas as outras. Ondas com a mesma frequência e fase diferente vão-se anular.

    Dentro deste tipo variam depois os desenhos mais comuns que são, as panelas em câmara ( restritivas ), “stright-through” ou passagem directa ( Absorção ) e as em “Twin-Loop” que fazem com que os gases passem duas vezes dentro da panela sendo sujeitas duas vezes a matérias de absorção de ruído.

    “Chambered” ou em Câmara

    São panelas que utilizam uma espécie de labirinto, com becos, onde os gases passam com dificuldade, e onde o ruído se perde e se anula nesses becos e câmaras. São panelas utilizadas maioritariamente pelos fabricantes e marcas automóveis.




    “Straight-through” ou de Passagem Directa
    Aqui o que se pretende e simplesmente não colocar nenhum obstáculo à progressão dos gases, que passam directamente, sendo o ruído absorvido, por material colocado em redor do tubo principal. Panelas pequenas têm um som mais alto, panelas largas e baixas têm um som mais baixo. Um técnica também utilizada e aumentar o diâmetro na entrada da panela e abrandar a saída dos gases tempo pois mais tempo para se fazer a absorção do ruído.

    Uma panela efamosa é a N1 como se vê na imagem, não tem praticamente material absorvente nenhum….O que não aumenta a velocidade de saída dos gass e produz um ruído insuportável…



    “Twin Loop” Passagem Dupla

    As panelas de passagem dupla têm um conceito simples. Utilizando o método de absorção, fazem com que os gases sem perca de velocidade passem duas vezes por material absorvente visto que passam duas vezes dentro da panela como se pode ver na imagem.






    Podemos então concluir que as panelas de escape não são responsáveis directos por produção de potência mas sim de eliminação de ruído.

    Mk2a 1.9 JTD
    1xx cv / 2xx nm
    viewtopic.php?f=23&t=15578

    http://oviciodotelemovel.blogspot.com/ ........... Visite

+ Responder ao Tópico
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Respostas: 10
    Última Resp.: 17-12-2009, 12:59
  2. Cat e panela final out
    Por puntoforever no fórum Performance
    Respostas: 6
    Última Resp.: 13-09-2009, 20:15
  3. Panela Escape
    Por NunoAlmeida no fórum Dicas
    Respostas: 9
    Última Resp.: 08-12-2006, 09:10
  4. panela
    Por Easton no fórum Problemas
    Respostas: 4
    Última Resp.: 08-02-2006, 10:45
  5. FSE...ou Panela SS?
    Por DKi no fórum Tuning
    Respostas: 19
    Última Resp.: 29-10-2004, 20:09

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11