+ Responder ao Tópico
Página 1 de 42 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 417
Like Tree23Gostos

Tópico: DIY - Direcção CITY

Moderador Avatar de engenheiro_

DIY - Direcção CITY

como prometi aqui esta um DIY de um arranjo ou não :shock:

1º passo, tirar a tampa da caixa de fusiveis ao lado do volante, depois de fazer isso ja se ve o motor city.
    2º passo tirar a tampa de plastico, que esta por baixo do volante, onde tem a manete de ajuste de altura e isso, ele sai bem e so desapertar 4 parafusos.
    3º passo vai ficar assim ao fim disso:

depois tem de tirar a chapa onde tenho a mao, que esta presa por 3 parafusos.
    4º vai ficar assim:

depois tem de tirar os dois cabos que se ve na foto, que são os que liga ao motor city.

5º e remover o motor, eu desapertei com uma chave que não era para aqueles parafusos mas foi a unica que deu, depois meto uma foto da chave, mas para tirar o terceiro parafuso pus a chave la e fiz força para vergar aquele plastico que esta a beira, para conseguir desapertar.

depois e so puxar o motor que ele sai, e vai ficar assim:

depois de remover o motor ele vai ter do tipo uma esponja preta, ela esta colada ao motor, retirem com cuidado e guardem, depois de retirar a esponja vão ver perfeitamente os 6 fios e as duas relês, depois e só retirar as soldaduras dos 6 fios e desapertar os parafusos da placa das relés.
    ou seja fios a desoldar a azul
    e parafusos a tirar a verde
    ou seja isto:

ps: não consegui indicar os parafusos todos, mas e tirarem todos os que virem na placa.

depois e desoldar os fios indicados a azul, eu desoldei encostando o soldador (ja quente) e com uma chave de fios ou fendas pequena, para tirarem os fios da parte metalica onde estão soldados, e so fazer isso nos 6 e depois tirar os parafusos todos da placa e ela vai sair do motor, quando tirarem a placa do motor viram a parte de baixo para vos e vão ver isto:

depois ja sabem as soldadoras que vão ter de concertar claro, eu so soldeia as 6 soldadoras das relés e as 6 das parte metalicas que são soldadas aos fios.

vão precisar de solda claro!

e como estavam algumas soldadoras:

reparem que tinham tipo um buraco

e depois:

depois de soldarem isto aparafusam a placa novamente ao motor, tal e qual como estava e soldam os 6 fios as partes metalicas anterior-mente indicadas.
    depois de soldarem os 6 fios e terem aparafusado a placa e so colocar o motor novamente no sitio.
    se quiserem trocar as relas o DIY funciona da mesma forma, mas tendo de desoldar as soldadoras da placa que ficam por baixo das relés.
    se não tiverem o minimo de jeito para fazer isto simplesmente tirem o motor e levem a alguma oficina de electricidade auto ou parecido para soldarem as soldadoras, podem explicar pelo que viram neste DIY o que eles teem de soldar e fazer.

cumps...
    Última edição por engenheiro_; 16-05-2014 às 20:03.
    FIAT: Fabrica-Italiana-Automoveis-Torinos

Puntista Júnior Avatar de nelio

Re: DIY Direcção CITY

Grande post Pena que o problema voltou. Se calhar era melhor renovares todas as soldaduras :roll:
    Espero que um dos users que sabem resolver isto possam partilhar.

Cumps e +1 vez Obrigado.
    Membro da FIAT (Fui Iludido Agora é Tarde)

$nk
    $nk está desconectado
    Puntista Veterano Avatar de $nk

o fusivel tá bom?

Abraço
    GP 1.3Mjet 06 - 2006-2012
    Punto Hgt 00 - 2009-2011
    Ibiza 6l 130tdi 03 - 2012-2015
    Alfa 156 Sw Jtd 01 - 2015 -

vou ver o fusivel, então, mas acho que não e isso, mas noto diferença, antes o simbolo do volante vermelho estava sempre aceso, agora ele esta apagado, mas mal arranco e mexo um bocadinho a direcção ele desliga, deve ser mesmo as soldadoras, vou tentar arrancar aquelas todas e por umas soldadoras novas, depois posto umas fotos da chave que deu para tirar o terceiro parafuso, para dar umas ideias.

cumps...

Puntista Doutorado Avatar de ThunderFox

Já aconteceu este problema noutro fórum em que tentaram reparar a direcção da mesma forma...

O motor usado para este sistema EPS é do tipo stepper... O que te está a acontecer é que o stepper está a dar informação á centralina da EPS sobre a sua posição, e esta não coincide com o valor que lá está registado. Muito provavelmente, rodaste o pinhão do motor ao retirar/arranjar/voltar a colocar, e não estando exactamente na mesma posição, tem de ser levado à FIAT para recalibrar a coluna.

recalibrar :shock:
    não deve ser, hoje foi virar o carro e a direcção deu sempre, acho que soldei mal mesmo, mas noutro dia com paciencia vou voltar a desmontar e soldar em termos, arrancar a solda antiga toda e.t.c

cumps...

Curioso

Boas!
    O motor da EPS do meu punto não é assim.
    Quando o desmontei não ficam as reles à vista no próprio motor.
    Fica bem.

Novato

boas malta.
    eu consegui reparar a minha direçao facilmente. mas este DIY tem 1 falha....
    quando têm os reles á vista na ultima imagem é preciso dessoldar aqueles 6 cabos e tirar 2 ou 3 parafusos da PCI (placa verde onde tao os reles)
    para conseguir tirar a placa e ai é preciso soldar os reles pela parte de baixo, nao sao os cabos por cima...
    no meu caso era soldas estaladas com falta de estanho. depois é so colocar a placa no motor e voltar a soldar os 6 cabos.
    tenho aqui umas fotos k depois ponho...
    outra coisa.. nao há problema nenhum em rodar o motor ou seja nao tem posiçao fixa.
    os sensores k limitam a direçao tao na coluna, nao no motor...
    fiquem bem...
    97´ Rover 214si & 94´ Rover 214sli
    http://s3.bitefight.com.pt/c.php?uid=24767

Puntista Doutorado Avatar de ThunderFox

Citação Mensagem Original de DayWalker_PT
    boas malta.
    quando têm os reles á vista na ultima imagem é preciso dessoldar aqueles 6 cabos e tirar 2 ou 3 parafusos da PCI (placa verde onde tao os reles)
    para conseguir tirar a placa e ai é preciso soldar os reles pela parte de baixo, nao sao os cabos por cima...
    no meu caso era soldas estaladas com falta de estanho. depois é so colocar a placa no motor e voltar a soldar os 6 cabos.
    outra coisa.. nao há problema nenhum em rodar o motor ou seja nao tem posiçao fixa.
    fiquem bem...
    Nada mais errado... O motor é stepper, se os dentes não ficarem exactamente como estavam, o sensor não fica calibrado de acordo com os dados da coluna, e trancar em andamento. Os sensores que estão na coluna são os sensores de binário, não os de curso.

Eventualmente podes montá-lo em qualquer posição, mas se o fizeres, tem obrigatoriamente de ser recalibrada a coluna.

Citação Mensagem Original de ThunderFox
    Citação Mensagem Original de DayWalker_PT
    boas malta.
    fiquem bem...
    Nada mais errado... O motor é stepper, se os dentes não ficarem exactamente como estavam, o sensor não fica calibrado de acordo com os dados da coluna, e trancar em andamento. Os sensores que estão na coluna são os sensores de binário, não os de curso.

Eventualmente podes montá-lo em qualquer posição, mas se o fizeres, tem obrigatoriamente de ser recalibrada a coluna.
    obrigado pela correcção do erro :P
    o thunder eu saquei o meu motor city duas vezes que da primeira não ficou a 100% e inseri e tem dado, sera que tive sorte das duas vezes e não falhei nem 1 dentinho :shock:
    mas volta e meia falha a minha direcção para ai 1 vez por semana, mas vou soldar como o daywalker disse para ver se passa.

cumps...

+ Responder ao Tópico
Página 1 de 42 12311 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. direçao city
    Por Bigodexx no fórum Discussão geral
    Respostas: 19
    Última Resp.: 05-06-2011, 20:51
  2. Direcçao city
    Por Italian_Scorpion no fórum Dicas
    Respostas: 16