+ Responder ao Tópico
Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 50
Like Tree2Gostos

Tópico: DIY - Manutenção para um pobre

Utilizador Banido

DIY - Manutenção para um pobre

Boas amigos,
    penso que não existe ainda nenhum tópico deste género no forum. A minha ideia é a seguinte: eu sou estudante e estou muito limitado a nível de dinheiro - quase que não tenho para comer, quanto mais sustentar um carro. Ter dinheiro para gasolina consigo pq vou fazendo umas vaquinhas com a malta e cada uma entra com um euro, mas isto só funciona qd temos um destino em comum. Para pagar o seguro anual (neste momento só consegui um de 3 meses :|) tenho que fazer um peditório lá em casa no inicio do mês pa ver se alguma alma caridosa me ajuda.. e então para coisas como a inspecção do carrito, bem.. nem vale a pena começar a explicar..

Basicamente onde quero chegar é à seguinte ideia: Se um pobre consegue andar limpo, então a sua viatura também. Limpa e em bom estado de conservação.

Acho que existem inumeras maneiras de manter o carro limpinho, a funcionar bem, com consumos óptimos, minimizando os gastos monetários.. aqui ficam algumas:

colocar graxa preta dos sapatos nos pneus para ficarem bem escurinhos
    usar água da chuva no radiador
    usar sabão azul para lavar o carro, e t-shirts velhas
    ir a sucatas buscar peças usadas de carros batidos
    entrar pela bagageira para não desgastar as fechaduras das portas laterais
    tirar o pé do acelerador nas descidas
    não dar boleia a ninguém porque isso piora os consumos
    soprar o filtro de ar com o secador do cabelo
    polir o carro com pronto dos móveis
    etc, etc etc

Caso existam outras pessoas a passar por dificuldades e em situação semelhante à que eu estou, ou situação diferente mas que queiram poupar algum dinheiro.. comentem por favor. Todas as ideias são bem vindas.

Abraços

Puntista Sénior

Re: Manutenção para um pobre

Vivam....

Lol...(ou...quem não tem dinheiro não tem vicios ou anda de autocarro)...águinha da chuva no radiador ?...boa !...poupa na farinha e gásta no farelo...

abraços
    Fernando Torres

Puntista Doutorado Avatar de abarth_hp

Tens um sentido de humor GRANDE! :mrgreen:
    Ratzinger gosta disto.

Puntista Sénior Avatar de jotaman

Desculpa lá.. mas ler essas dicas só me fez

Tal como o amigo Fernando diz, quem não tem dinheiro, não tem vícios... e se, como dizes quase nem tens dinheiro para comer, ainda sustentas um carro? Hoje em dia ter um carro, cada vez mais é um luxo... portanto há aí qualquer coisa na tua teoria que não está certa...

Passando às tuas dicas:
    - colocar graxa preta dos sapatos nos pneus para ficarem bem escurinhos - eles ficam esbranquiçados em menos de nada, apanha-se de tudo na estrada... usa a graxa nos sapatos, que é para isso que serve...
    usar água da chuva no radiador - depois queixa-te se levar detritos e der problemas de mecânica...
    usar sabão azul para lavar o carro, e t-shirts velhas - com 2 euro compras 1 litro de champoo próprio e 1 esponja de jeito.. e dura-te 1 vida... ou lavas só com água...
    ir a sucatas buscar peças usadas de carros batidos - OK, isso acho que todos nós já o fizemos na vida
    entrar pela bagageira para não desgastar as fechaduras das portas laterais - OK, não tens fecho com comando... essa fechadura da mala já deve estar toda fud***.. gasta...
    tirar o pé do acelerador nas descidas - OK, é boa ideia...
    não dar boleia a ninguém porque isso piora os consumos - então para que serve as tuas 5 portas, e 5 lugares? Já pensaste em tirar o pneu suplente e os bancos traseiros? É peso a mais...
    soprar o filtro de ar com o secador do cabelo - ao contrário do que pensas, isso não vai limpar em nada o filtro, só te pode arranjar é possível entrada de detritos para a admissão... e um filtro sujo faz-te gastar mais gasolina...
    polir o carro com pronto dos móveis - isso no interior, certo? no exterior, lava só o carro... é o que faço, não ando cá a polir...

Sinceramente, há dicas que te garantem melhores resultados:
    - andar sempre com a pressão correcta nos pneus
    - manter o carro afinado
    - lavar o carro com um balde e esponja
    - manter uma velocidade regular (não fazer arranques a puxar, para 50 metros depois travar)

Cumps
    João J. aka Jotaman

Fiat Bravo 1.6 Multijet 105 (2013 - ...)

Ex-Punto HLX 16v "White angel" - Devil's power in angel clothes... (2005-2013)

Puntista Júnior Avatar de avrack

Acho que existem inumeras maneiras de manter o carro limpinho, a funcionar bem, com consumos óptimos, minimizando os gastos monetários.. aqui ficam algumas:

etc, etc etc

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
    :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
    :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

que é isto???
    jessus vem ca baixo ver isto :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
    ALMA ITALIANA- HLX 1200-16-V 80CV UNA CRIATURA
    DEL DIABLO!!!!!

Utilizador Banido

Olá Pessoal,
    o post era, por um lado, para ser engraçado e para fazer o pessoal rir um bocado - o forum também serve para rir , e por outro, mostrar que nos tempos que correm às vezes fazem-se coisas ridiculas e talvez até extremas para conseguir poupar alguns euritos no carro. Mas a verdade é esta:

1. quase todas as sugestões que dei em cima foram sugeridas por amigos meus que as fazem (como usar uma fechadura para não desgastar a da outra porta, como não dar boleia aos amigos porque aumenta os consumos), ou eu também as fiz (sim, meti graxa dos sapatos nos pneus porque não havia supermercados abertos a vender graxa e sabia que mal não ia fazer. Podem ver na galeria o meu carro e julgar o resultado alguns tempo dps de ter aplicado - acho que não ficou assim tão mal =) ).

2. o meu carro esta semana vai mesmo encostar porque ainda não consigo pagar o seguro. Aí não tenho grande volta a dar senão esperar alguns dias até ter o €. É a maior despesa anual que tenho que pagar pelo carro de uma só vez, e é um pouco díficil às vezes juntar o dinheiro a tempo. No próximo Verão vou trabalhar para estas situações não voltarem a acontecer.

3. Ando a ver se poupo em idas ao mecânico lendo um manual excelente que encontrei aqui no forum e fazendo as reparações mais simples eu próprio, como mudar o óleo. Provavelmente toda a gente aqui faz a sua própria mudança de óleo? Mas onde eu vivo, quase que me chamam doido por não levar a um mecânico. Aliás, não conheço mesmo ninguém com quem tenha falado que mude ele próprio o óleo em casa! Acho que é uma operação tão simples e rápida, que prefiro mesmo ser eu a fazer do que pagar a alguém para fazer por mim. E claro, até curto fazê-lo

4. Tinha, sem exagerar, umas 20 coisas no carro que estavam a pesar e neste fim-de-semana retirei-as quase todas para ficar mais leve. Foram coisas desde um garrafão de água, detergente, óleo extra, guarda-chuva, lanterna, etc. O pneu supelente, macaco e triângulo vou deixar ficar porque acho que não mesmo necess)ários, senão também saltavam fora. Gostei de ver a bagageira sem quase nada, só um grande espaço limpo e vazio para lá colocar as coisas que realmente me dão jeito, como as compras do supermercado, as malas do portátil e de estudo, e coisas assim.

5. Em relação a soprar os filtros (não com secador, mas com um compressor de ar), vejo mecânicos a fazer isso com alguma frequência. Não sei até que ponto será prejudicial, mas não posso condenar porque não estou bem informado, mas sabem mais que eu da matéria

Utilizador Banido

Em relação ao que o Fernando Torres e o jotaman disseram, têm toda a razão e estou de acordo de que quem não consegue sustentar um carro, devia ter pensado melhor antes de o comprar e continuar a viajar de autocarro. Era o que eu fazia antes de ter esta bela máquina: à segunda e sexta ou ia de boleia, ou andava de bus...

MAS... o custo de ir da minha linda aldeia para a cidade é de 3€ (o primeiro bus) + 0.50€ (o segundo bus). Se for no Punto consigo fazer por cerca de 2.5€ =) (Costumo ir de noite, quando não à carros na estrada e consigo ir a uns 80-90km/h constantes 90% do caminho). Neste tipo de casos particulares, é mesmo melhor ter um carro económico como um Fiat Punto porque andar de autocarro já não é assim tão barato como antigamente.
    epi gosta disto.

Utilizador Banido

al como o amigo Fernando diz, quem não tem dinheiro, não tem vícios... e se, como dizes quase nem tens dinheiro para comer, ainda sustentas um carro? Hoje em dia ter um carro, cada vez mais é um luxo... portanto há aí qualquer coisa na tua teoria que não está certa...
    Olá jotaman,
    talvez com o que escrevi, não tenha contado a história toda. O cenário é o seguinte: Quando o meu irmão fez 18 anos, o meu pai ofereceu-lhe um carro (Rover 2000) em bom estado, acabado de pintar e operacional. O problema na altura é que o meu irmão também era estudante e como tal, não o conseguia sustentar. O carro encostou, ficou parado e a verdade é que o carro nunca andou. Começou a eteriorar-se com o passar dos anos, começaram a surgir as avarias do costume (bateria descarregada.. velas estragadas.. pneus em baixo, sujidade, ferrugem. E assim foi - o carro agora perdeu o seu valor, o custo de reparação é maior do que de se ele comprasse um carro em segunda mão e ..

e.. eu não quero que me aconteça o mesmo a mim. O meu pai deu-me um carro e eu acho que com algum esforço, ideas boas, decisões acertadas e algum (mas pouco) dinheiro consigo usar o meu carro no meu dia a dia, em vez de o encostar porque não o conseguir sustentar. Sei que quando começar a trabalhar, não vou estar minimamente preocupado com estas coisas de poupar um euro aqui e ali, mas até lá, tenho de ter essas coisas em atenção.

Desculpa mas não vou encostar o meu punto, metê-lo na garagem e tapá-lo com um lençol para passar a andar de autocarro. Mas respeito a tua opinião.
    [ ]'s

Puntista Sénior

Eu quando n trabalhava sustentava o punto com 25€ por mes...

Fiat Punto 55 [Abarth]
    Alfa Romeo 146 Boxer

Fumo?!?!? Só dos pneus!

Puntista Veterano Avatar de engenheiro_

Citação Mensagem Original de andrew
    Boas amigos,
    penso que não existe ainda nenhum tópico deste género no forum. A minha ideia é a seguinte: eu sou estudante e estou muito limitado a nível de dinheiro - quase que não tenho para comer, quanto mais sustentar um carro. Ter dinheiro para gasolina consigo pq vou fazendo umas vaquinhas com a malta e cada uma entra com um euro, mas isto só funciona quando temos um destino em comum. Para pagar o seguro anual (neste momento só consegui um de 3 meses :|) tenho que fazer um peditório lá em casa no inicio do mês pa ver se alguma alma caridosa me ajuda.. e então para coisas como a inspecção do carrito, bem.. nem vale a pena começar a explicar..

Basicamente onde quero chegar é à seguinte ideia: Se um pobre consegue andar limpo, então a sua viatura também. Limpa e em bom estado de conservação.

etc, etc etc

Caso existam outras pessoas a passar por dificuldades e em situação semelhante à que eu estou, ou situação diferente mas que queiram poupar algum dinheiro.. comentem por favor. Todas as ideias são bem vindas.

Abraços
    não vou comentar todas as ideias, mas comento as que me chamaram mais a atenção.
    graxa preta nos pneus? :| , e melhor nem meteres nada, mas uma boa ideia para isso, e naqueles frascos com esguicho, tipo os do ajax, ou mistolin, e enches de agua e metes umas colheres de açucar, depois borrifas os pneus, e eles ficam brilhantes durante bastante tempo.

agora o que me assustou mais... entrar pela mala? :shock:
    as fechaduras aguentam bastante, podes usar na boa as laterais.

outra coisa... não metas agua no radiador, e melhor anti congelante, a agua cria ferrugem, o que acaba por te estragar outras peças.

cumps...
    FIAT: Fabrica-Italiana-Automoveis-Torinos

+ Responder ao Tópico
Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

1. Manutenção G punto
    Por HugoAfonso no fórum Performance
    Respostas: 2
    Última Resp.: 17-08-2011, 09:15
  2. Dicas de Manutenção
    Por Keixadas no fórum Dicas
    Respostas: 16